Mozilla Roxxx

Posted: 18/04/2006 in Software Livre

Please use Firefox

Ainda na senda de divulgar “websoftware”, aproveito o surgir um novo update, para divulgar o software que, para mim, irá ser reconhecido (num futuro próximo) como aquele que marcou o fim de uma era. A era do “não conseguimos competir com a Microsoft” já era (passe a figura de estilo). Entrou-se na era do “existem alternativas e melhores”. Com o lançamento do 1º Firefox, muita gente se apercebeu que não tinha que usar obrigatoriamente aquilo que o CD do Sistema Operativo trazia, que podia usar alternativas melhores e grátis, sem que para tal pusesse em risco a segurança. Este facto foi dando um impulso a novos tipos de software livre, dando a possibilidade a estes de competir com o que até á altura se tinha que pagar e obrigando, inclusive, as produtoras de software proprietário a publicar versões livres para uso exclusivamente não comercial, tal como se impõe numa altura em que a crise económica está aí e que o pessoal só tem dinheiro para pagar a casa ao Banco e o vinho (necessário e suficiente) para fazer esquecer a prestação.

É por isso que eu sou fã deste “browser” (não sei se há tradução oficial para português), o facto de em tão pouco tempo demonstrar que é possível à competência superar a tradição e a pasmaceira. Sim, porque quase 20% dos utilizadores de navegadores da internet, no final de março de 2006, já se tinham rendido às vantagens do Firefox e essas são incontáveis (só para terem uma ideia, a versão do “browser” concorrente irá ter, lá para o fim do ano, como novidades, características que aparecem no Firefox desde… sempre) começando pela inovação, pela capacidade de personalização, simplicidade de utilização, rapidez e principalmente pela segurança. Ouviam-se aqueles arautos da desgraça que inicialmente previam o descalabro em termos de aparecimento de buracos na segurança como aparecem nos orçamentos em Portugal, assim que começasse a ser mais conhecido e utilizado, mas a verdade até ao momento é que com mais de 165 milhões de downloads depois ainda pouco se ouve falar nessas anunciadas falhas (lá vindo uma de vez em quando).

Não podemos ainda dizer que é o software perfeito, embora muitas das queixas que aparecem se devam a ideias retrogradas de desenvolvedores dos sites que ainda insistem em fazer páginas para a maioria e não para todos, mas é o melhor que se pode arranjar por aí (lá estão os utilizadores do Opera a reclamar 😛 ).

É então um software a instalar nos vossos pc’s e que devem recomendar a todos quantos tenham a mania que a internet é um sítio onde as pessoas colocam em risco a privacidade dos dados no seu pc dando-lhes a certeza que poderão dormir muito mais descansados.

This post was made with Get Firefox!. The Get Firefox! browser. Get Firefox!

Anúncios
Comentários
  1. esquisoblogs diz:

    Firefox all the way!!

    fica bem 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s