Passwords

Posted: 12/04/2006 in Software Livre

Como já tinha dito, iniciei esta senda pelo mundo da divulgação do Software Livre dando prioridade aos programas relacionados com a internet e a navegação. Nesse sentido, já foquei um aspecto que é essencial, a segurança e nomeadamente a firewall. Vou voltar a fazê-lo, desta vez com um pequeno programa que deveria fazer parte do dia a dia dos mais esquecidos (eu sou um deles).

Quem navega frequentemente, quer seja para tentar obter informações, participar em discussões e foruns, ir ao site do banco ver o saldo novamente a zero ou simplesmente porque está zangado com o patrão e quer se entreter com tudo excepto com o trabalho, é, normalmente, confrontado com a obrigatoriedade de se registar para obter um Username e Password.

É claro que se lá formos todos os dias, facilmente decoramos esse registo e o introduzimos em cada visita, no entanto, quando existem dezenas de páginas onde temos que introduzir códigos ou só lá vamos 2 vezes por ano, torna-se mais difícil gerir estas multiplas combinações de registos de entrada sem que se quebre o que eu considero uma das regras básicas da password, a saber:

1ª – Nunca utilizar a mesma password e nome de utilizador em todos os sites;

2ª – Não utilizar o próprio nome, da namorada(o), cônjuge, filhos, datas de nascimento, iniciais do clube, nº de telefone, como password;

3ª – Não memorizar as passwords nos PC’s (vulgo gestores dos browsers), sobretudo se não for o único a utilizá-lo ou se for em browsers que não oferecem qualquer garantia de segurança (facilmente perceptível pela quantidade de erros que são corrigidos todos os meses);

4ª – Não apontar num papel (para além de nunca o encontrarmos qd é preciso, facilmente o nosso colega de escritório o encontra qd anda secretamente a mexer nas nossas coisas)

5ª – Não a fornecer a ninguém (duhh).

Tendo em conta o que foi, nada mais útil que usar um programinha que se transporta na nossa pendrive (ou se coloca no nosso PC), armazena todas as nossas passwords de uma forma encriptada, que nos ajuda a criá-las sugerindo passwords aleatórias com altos níveis de segurança de forma simples e sem ter que escolher “uma que consiga decorar”.

O KEEPASS Password Safe é um excelente projecto alojado na bem conhecida casa que é o SourceForge, bastante activo no seu desenvolvimento, completamente grátis e sem limitações.

Recomendo que se escolha uma boa password de acesso à base de dados (comprida com vários números e letras maiúsculas e minúsculas) já que é uma garantia acrescida de segurança.

O programa tem algumas características que permite facilitar a vida, como o já falado gerador aleatório de passwords permitindo escolher o nº de caracteres, copiar para “clipboard” a password (eliminando-as automaticamente após 10 segundos) de forma a que permita “colar” na respectiva caixa existente no site escolhido sem que tenha que digitá-la, entre outras mais ou menos importantes.

O download pode ser feito aqui e existe uma tradução para adaptar o programa a uma língua parecida com a nossa aqui.

“There’s no better price than free”

Anúncios
Comentários
  1. esquisoblogs diz:

    Muito Bom Programa…

    mas apesar dessa ultima frase, os americanos tambem dizem:

    Ninguem paga o almoço a ninguem, ou seja, nada é realmente de borla…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s